top of page

Editorial

A realização do XXI Encontro Nacional dos Grupos PET, na Universidade Federal do Acre, foi um desafio assumido pela Pró-Reitoria de Graduação e pelos nove grupos da Instituição, sendo: PET Agronomia, Campus Cruzeiro do Sul; PET Letras, PET Geografia, PET Educação Física, PET Agronomia, PET Conexões de Saberes Matemática, PET Conexões de Saberes Comunidade Quilombola e Comunidade do Campo, e PET Conexões de Saberes Comunidade Indígenas, do Campus de Rio Branco.

Esse foi o primeiro encontro nacional dos PETs sediado pela UFAC. O desafio em sediar um evento dessa importância na instituição se deu tanto pela participação dos grupos de todas as regiões do País, bem como, pelo momento delicado no qual o PET passa em âmbito nacional. Transpor as distâncias espaciais permitiu aos participantes fomentar o rico debate nas diversas atividades da programação realizada em solo acreano, como também o fortalecimento do Programa para enfrentar a política de austeridade do Governo Federal, que atinge todos os grupos no território nacional, em especial, pelo não repasse de verbas de custeio e troca sumária de cerca 55% dos tutores sem processo legítimo de avaliação.

Durante os dias 01 a 05 de agosto do presente ano, os participantes do XXI ENAPET contaram com uma programação científica e cultural rica e diversa. No primeiro dia, após o credenciamento, foram oferecidos 15 minicursos dos mais variados temas e áreas do saber. A conferência de abertura abordou “Os desafios da universidade brasileira no século XXI: A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.  

No segundo dia do evento foram realizadas as seguintes atividades: Encontro de Petianos (bolsistas) e Encontro de Tutores; exibição de pôsteres; Encontro de Interlocutores dos Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação (CLAAs); Espaço para divulgação e campanha dos candidatos concorrentes a eleição para Diretoria da CENAPET; e Mesa Redonda intitulada “Ensino, pesquisa e extensão: O PET para além da tecnificação do saber”.

No terceiro dia foram realizados os Grupos de Discussão e Trabalhos (GDTs), com os temas: “As ações para o fortalecimento do PET”, “Educação tutorial: Teoria e prática”, “Manual de Orientações Básicas do PET”, “Financiamento do Programa de Educação Tutorial”, “O papel do PET no fortalecimento do ensino nas IES”, “O PET e a extensão: contribuições e ações para a sociedade”, O PET e a pesquisa: inovação, tecnologia e transformação social no contexto brasileiro do século XXI”, “Diversidade, pluralidade e gênero: o papel do PET na formação cidadã”, “PET: os desafios da avaliação”, “PET: legislação e tutoria”.  Também foram realizadas as apresentações orais dos trabalhos aprovados na modalidade de artigos, distribuídos nos nove eixos constantes nestes Anais.

No quarto dia do evento, pela manhã, o debate continuou com os GDTs, e no período vespertino, foi realizada a atividade do “Mobiliza PET”. A noite ocorreu a Conferência Temática “Territorialidades, luta política e emancipação na Pan Amazônia”. No quinto e último dia do XXI ENAPET ocorreu a Assembleia Geral, que dentre as ações, contou com a divulgação e aprovação do resultado eleitoral da nova Diretoria da CENAPET.

Diante do exposto, a realização do XXI ENAPET Ufac objetivou manter a trajetória de fortalecimento, organização nacional, regional e local dos Grupos PET, bem como, fomentar as reflexões sobre os desafios da Universidade brasileira quanto a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão. Indissociabilidade esta que é um dos pilares do Programa de Educação Tutorial para a formação de excelência e cidadã dos bolsistas de todas as áreas de formação em nível de graduação.

Com isso, reuniu na Ufac alunos bolsistas (petianos), voluntários, egressos, professores tutores, professores colaboradores, gestores via CLAA e comunidade universitária em defesa do Programa e do fortalecimento da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Assim, nos Anais do Evento são publicados os 128 resumos que foram expostos na forma de pôsteres e os 71 artigos apresentados oralmente, ambos distribuídos em nove eixos de grandes áreas de conhecimento.

Deixamos o convite para que os leitores possam conhecer as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) apresentadas durante o XXI ENAPET UFAC 2016.

bottom of page